Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Início de fevereiro já registra 87% da média de chuva para todo o mês | Índice pode ser ultrapassado no final de semana

Maciço da Tijuca tem as maiores médias de chuva na primeira semana de fevereiro

As pancadas de chuva que atingem o município do Rio de Janeiro nos últimos dias superaram a média do mês de fevereiro em, pelo menos, sete estações do Sistema Alerta Rio. O cenário é totalmente diferente de fevereiro de 2025, o mês mais seco da série histórica, iniciada em 1997. Um levantamento feito pelo órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio mostrou que, somente nos seis primeiros dias de fevereiro (1º a 6/2), choveu 87% da média para o mês. A média pluviométrica até a manhã desta sexta-feira (6/2) é de 103,2 milímetros (mm), enquanto a média histórica para fevereiro é de 118,3 mm.

De acordo com a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, o principal fenômeno que têm influenciado as condições de tempo em todo o município é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

“O mês começou com a atuação da ZCAS, que provocou elevados acumulados já nesses primeiros dias. Com a chuva prevista para o fim de semana, ainda devido a atuação desse fenômeno, provavelmente iremos ultrapassar a média histórica de fevereiro”, analisa Raquel.

Na estação Tijuca/Muda, os pluviômetros já registraram 178,6 mm, contra 131,5 mm da média histórica. Os números também foram superados no Grajaú, Tijuca, Jardim Botânico, Rocinha, Bangu e Ilha do Governador. O relevo acentuado do Maciço da Tijuca e a presença da floresta tornam a região uma das áreas mais úmidas e com maior incidência de chuvas no município.

Veja as regiões onde os milímetros de chuva já foram superados em 2026, num comparativo com a média mensal (de 1997 a 2025):

– Tijuca/Muda (178,6 mm) | média 131,5 mm
– Grajaú (158 mm) | média 120,3 mm
– Tijuca (150 mm) | média 131,7 mm
– Jardim Botânico (150 mm) média 114,4 mm
– Rocinha (139,8 mm) | média 113,4 mm
– Bangu (132,4 mm) | média 125,3 mm
– Ilha do Governador (126,2 mm) | média 116,2 mm

Mais chuva para o final de semana e alerta da Defesa Civil Municipal

Os boletins meteorológicos indicam que a média de chuva deve ser ultrapassada neste final de semana. No sábado e no domingo (7/2 e 8/2), a atuação da ZCAS em conjunto com uma frente fria no oceano irão intensificar a chuva na capital fluminense, com previsão de chuva moderada a forte principalmente a partir da tarde do sábado, podendo ser muito forte em alguns pontos.

Devido à previsão de chuva forte, a Defesa Civil Municipal poderá utilizar a tecnologia “Cell Broadcast” para disparo de alerta sonoro com mensagem de orientação sobre as condições do tempo e os impactos na rotina. A tecnologia foi utilizada no último domingo, quando registrou vento muito forte, acima de 80 km/h, na Zona Oeste e Sudoeste na cidade do Rio, e a condição meteorológica era de chuva muito forte, com possibilidade de raios e granizo em diversos pontos da capital.

Para receber o alerta, é preciso ter um celular fabricado após 2020, modelos já compatíveis com a tecnologia Cell Broadcast, e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras. A Defesa Civil destaca que o envio da mensagem de alarme é delimitado por um polígono que determina a área que vai receber a mensagem. Essa determinação é feita com base em critérios técnicos que são analisados pela Defesa Civil.

O Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) manterá o monitoramento 24 horas. Meteorologistas estarão de plantão e a atualização do cenário chuvoso passará por análise em tempo real com base em dados de dois radares meteorológicos (Sumaré e Mendanha), do sistema de alerta de raios, além de outras ferramentas. Integrantes de mais de 30 órgãos municipais, estaduais e federais estarão de prontidão para o acionamento de equipes operacionais, caso as previsões do tempo se concretizem.

A principal recomendação da Prefeitura do Rio para o cidadão é: mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR-Rio. Todos os cariocas podem e devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de sua residência para o número 40199. É rápido e gratuito. Também é importante seguir o COR-Rio nas redes sociais @operacoesrio ou utilizar o site e o aplicativo COR.Rio para se manter atualizado. Em caso de emergência – como trincas, deslizamentos e afins – ligue 199.

Canais de comunicação

O morador do Rio de Janeiro pode acompanhar as atualizações sobre o tempo através do canal do COR no WhatsApp acessando o link: https://whatsapp.com/channel/0029Vb4ExMU3LdQXG1dG0X0J

Além disso, as informações são atualizadas nas redes sociais: @operacoesrio no Instagram, X (Twitter), Facebook, Threads e BlueSky; e no APP e site: COR.RIO. Cerca de 16 mil painéis instalados pela cidade também divulgarão informes de tempo, estágio operacional da cidade e recomendações à população.

 

Crédito da foto: Marcello Cavalcanti (Via Instagram)

Verified by MonsterInsights