Interdições no entorno do Sambódromo começam a partir das 11h de sexta-feira, 20/02
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) vai implantar operação especial de trânsito para os desfiles das Escolas de Samba Mirins na sexta-feira, 20/02, no Sambódromo. As operações visam reduzir os impactos na mobilidade da cidade e promover a fluidez do trânsito nas regiões do Centro. As interdições começam às 11h em diversas vias no entorno do Sambódromo, como a Rua Benedito Hipólito. Às 13h será interditada a Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre o entroncamento em frente ao prédio da Cedae e o cruzamento com a Rua de Santana.
A partir das 15h será realizado o fechamento da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, a partir da altura da passarela do metrô (estação Cidade Nova) até a altura do prédio da Cedae, Avenida Salvador de Sá, entre a rua Corrêa Vasques e a rua Frei Caneca, Rua Hélio Beltrão, Rua Senhor de Matosinhos, entre a rua Heitor Carrilho e a travessa 11 de Maio, Rua Aníbal Benévolo, entre a avenida Salvador de Sá e a rua Senhor de Matosinhos, Rua Presidente Barroso, entre a Avenida Salvador de Sá e a rua Senhor de Matosinhos, Travessa Lopes, entre a avenida Salvador de Sá e a e a rua Senhor de Matosinhos, Travesso 11 de Maio, entre a avenida Salvador de Sá e a e a rua Senhor de Matosinhos e Rua Frei Caneca, trecho entre o final do Sambódromo até o cruzamento para a avenida Salvador de Sá.
A partir da 0h de sábado (21/02) haverá outras interdições na Avenida Presidente Vargas. Pista Central, sentido Candelária, entre a passarela do metrô (estação Cidade Nova) até a Praça da República. No sentido Praça da Bandeira, será fechada a pista central, entre a Avenida Passos até a altura da passarela do metrô (estação Cidade Nova).
Planejamento
O planejamento operacional conta com agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e apoiadores de tráfego, além de veículos operacionais e motocicletas que estarão empenhados na orientação do trânsito. A operação contará, ainda, com painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.
As condições do trânsito serão monitoradas por técnicos no Centro de Operações e Resiliência (COR), quanto a eventuais impactos e, se necessário, os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região.
Recomendações
A CET-Rio orienta à população a programar seus deslocamentos com antecedência, priorizando o uso do transporte público coletivo, como trem, VLT, barcas e metrô devido ao grande número de interdições de vias e em razão da constante movimentação de carros alegóricos. Não haverá estacionamento dedicado aos eventos, por isso é importante que todos os motoristas respeitem as proibições, assim com as demais sinalizações instaladas na região e sigam as orientações dos agentes e apoiadores de trânsito. Todos os pedestres deverão realizar a travessia nos locais sinalizados, como as faixas de pedestres, sempre observando as orientações dos agentes de trânsito.













