Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Município do Rio de Janeiro entrou em CALOR 2 às 10h50, desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro de 2026

A cidade do Rio de Janeiro atingiu o segundo nível do Protocolo de Calor (CALOR 2) às 10h50 de quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026. O Calor 2 é o segundo de cinco níveis de calor, e caracteriza-se pela previsão ou registro de Índices de Calor (IC) – temperatura e umidade – acima de 36°C por um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais.

Segundo o Sistema Alerta Rio, nesta quinta-feira (12/02), áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta disponibilidade de umidade manterão o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro. Assim, o céu estará parcialmente nublado a nublado e há previsão de pancadas de chuva isoladas nos períodos da tarde e noite. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas estarão estáveis e elevadas, com máxima prevista de 36°C. Assim, a previsão é de IC mediano entre 36ºC e 40ºC por um ou dois dias consecutivos.

O Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, mantém o monitoramento das condições de tempo e qualquer atualização será publicada nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio).

É importante lembrar que essa mudança no nível do Protocolo de Calor não alterou o estágio operacional da cidade. O Rio permanece no Estágio 2.

RECOMENDAÇÕES PARA O CIDADÃO:

– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
– Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
– Utilize roupas leves e frescas;
– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
– Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
– Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
– A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
– Proteja as crianças com chapéu de abas;
– Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.

É importante lembrar que essa mudança no nível do Protocolo de Calor não alterou o estágio operacional da cidade. O Rio permanece no Estágio 1.

Para saber mais sobre o Protocolo de Calor, acesse o site: https://saude.prefeitura.rio/protocolo-de-calor/

Verified by MonsterInsights