Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Chuva abaixo da média e tempo seco foram destaques no mês de agosto na cidade do Rio

O mês de agosto, famoso por ser considerado o mais longo e imprevisível do ano, terminou no domingo (31/08), depois de pouca chuva e baixa umidade do ar. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a média de chuva no mês foi de 25,2 milímetros (mm) em toda a cidade. O número é menos que a metade da chuva prevista pelo Sistema Alerta Rio para agosto, que é de 56,3 mm.

Os pluviômetros do órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio registraram chuva em apenas 15 dos 31 dias. As regiões mais afetadas pela chuva foram Alto da Boa Vista, com 130 mm, Bangu e Tijuca/Muda, ambas com 47,6 mm, e Estação Grajaú-Jacarepaguá, com acumulado de 40,4 mm. Pela primeira vez no ano, a cidade se manteve no Estágio 1 durante todo o mês, não havendo ocorrências que provocassem alteração significativa no dia a dia do cidadão e mudança de estágio.

Se faltou chuva, sobrou calor. Em agosto, um veranico atingiu diversas regiões do país. Na capital fluminense, o verão fora de época causado por longos dias de sol e sem incidência de frentes fria elevou as temperaturas. Mesmo no inverno, o mês chegou a registrar a temperatura máxima de 36,2°C, no dia 23, na estação Barra/Riocentro. Devido à alta temperatura, o tempo seco fez com que umidade relativa do ar neste dia atingisse 22% na região de Jacarepaguá, índice bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a meteorologista do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, “no inverno é comum ter fenômenos como veranicos e atuação de massa de ar quente e seca por alguns dias”, explicou.

Confira, agora, as maiores e menores temperaturas em agosto deste ano:

Maiores temperaturas
36,2°C, no dia 23, na Barra/Riocentro
35,1°C, no dia 21, em Irajá
34,7°C, no dia 08, em Irajá

Menores temperaturas
11,5°C, nos dias 01 e 02
11,8°C, no dia 13
12°C, no dia 12

*Todas na estação Alto da Boa Vista.

Setembro começa com chuva

Cariocas tiveram que abrir o guarda-chuva nesta manhã de segunda-feira (01/09). Desde as primeiras horas do dia, há registro de chuva fraca isolada em boa parte da cidade. E essa condição atmosférica deverá continuar ao longo do dia, em função de ventos úmidos vindos do oceano, ocasionado chuva fraca isolada a qualquer momento, além de ventos moderados a fortes nos períodos da tarde e noite.

Para os próximos dias, não há previsão de chuva na capital fluminense. No entanto, os ventos seguirão mais intensos até sexta-feira (05/09). Vale lembrar, que o mês é o período de transição entre o inverno e a chegada da primavera, que acontece no dia 22.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) é referência nacional no monitoramento meteorológico em nível municipal, na questão de prevenção e resiliência, com protocolos específicos e definidos. O órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, com sede no COR-Rio, conta com uma equipe de meteorologistas do Sistema Alerta Rio, que monitora as condições do tempo durante 24 horas por dia e realiza boletins diários e atualizados da cidade. Além disso, realiza o acompanhamento, em tempo real, dos eventos extremos, por meio de satélites, radares, pluviômetros entre outras ferramentas. As informações são divulgadas nos canais oficiais do COR-Rio, no @operacoesrio.

 

Crédito da foto: Renato Justi (Via Instagram)

Verified by MonsterInsights